segurança de dados

De que maneira você pode proteger sua empresa e seus clientes? Hoje vamos falar sobre a segurança dos seus dados!

Um dos temas que ganhou grande espaço nos debates, foi a segurança de dados. O avanço tecnológico permitiu que a troca de informações fosse realizada de forma rápida e dinâmica. Entretanto, aumentou-se a responsabilidade das organizações em mantê-las seguras, transmitindo confiança e credibilidade.

No Brasil, a segurança dos dados tem sido destaque, visto que no primeiro semestre de 2021, houve um crescimento de 220% em ataques cibernéticos contra empresas no país. Sendo que no final do mesmo ano, o Brasil figurava na 5ª posição em números de ataques no mundo.

IMPORTÂNCIA DA SEGURANÇA DOS DADOS

Informação é ouro, seja para organizações ou para seus clientes. E a preservação de dados, é importante não apenas para a proteção de seus usuários, mas também em âmbito competitivo. já que seus concorrentes podem tirar proveito de informações privilegiadas de suas estratégias antes privadas.

Outros pontos que devem ser levados em consideração, são os custos envolvidos no problema, tais como o resgate de informações e gastos em equipe para correções de segurança. E não menos importante, afetar diretamente contratos com sigilo de dados.

COMO GARANTIR A SEGURANÇA DE DADOS?

Com a intenção de combater problemas de segurança, empresas devem realizar algumas ações a fim de reforçar suas atividades e proteger a integridade de seus dados:

Construir processos de segurança: Adoção de práticas de segurança, como normas e orientações que regem todos os processos internos de comunicação. Desse modo, evitando que informações sensíveis sejam expostas por erros.

“Hackers do bem”: Os ataques cibernéticos ocorrem todos os dias, porém, existem indivíduos que partem para o outro lado. Profissionais com grande conhecimento e experiência, são contratados por empresas para invadir seu próprio sistema buscando fraquezas e brechas. A finalidade é corrigir erros, consequentemente, evitando problemas maiores no futuro.

Softwares: Aquisição de softwares que assegurem privacidade e controle. Utilizar ferramentas que dão suporte no gerenciamento da sua empresa também garante que seus dados serão protegidos com sistemas estruturados.

Softwares como Business Intelligence, além de centralizar informações importantes, também garantem que você obtenha um suporte no gerenciamento de sua empresa. Assim, evitando erros, organizando sua equipe e aumentando a segurança de seus dados.

É preciso estar atualizar a todos os métodos e ferramentas de segurança. Os ataques evoluem com o tempo e a forma de se defender deve seguir o mesmo caminho. Sua empresa depende de sua forma de agir sobre o problema, e seus clientes também.

Categorias:

Nenhum comentário ainda...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *