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Perguntas frequentes referentes ao BI Movtech Stats

Como funciona a implantação do BI Movtech Stats?

A implantação é feita de forma remota ou presencial, de acordo com a negociação/necessidade de sua empresa. Realizamos a extração a partir de várias fontes de dados, configuramos o agendamento das importações de dados, perfis de acesso e realizamos o treinamento. A Movtech garante a assertividade e acuracidade nas informações. O cronograma e as agendas são feitos de acordo com sua compatibilidade.

Existem algumas informações a serem avaliadas para a implantação de nosso BI:

1- Qual será a origem dos dados: de acordo com o plano escolhido, a Movtech poderá realizar a extração dos dados (ETL) já inclusa no pacote de aquisição. Existem alguns ERP’s de mercado em que já possuímos integração e isso facilita e agiliza o processo. É preciso então definir, se a origem será, por exemplo, o ERP, um banco de dados específico ou arquivos do Excel.

2- Quais áreas de negócio serão integradas: também de acordo com o plano, podem estar inclusos pacotes de integração com templates definidos*. Se o seu negócio precisa das visões de acordo com as áreas já definidas, a implantação é mais rápida. Exemplos de áreas: Comercial (vendas, faturamento, representantes, pedidos), Financeiro (contas a receber).

3- Onde as informações ficarão armazenadas: para uma implantação de BI bem sucedida, é preciso definir de antemão onde os dados estarão. Para verificar se a infraestrutura disponível é compatível com a demanda de consumo dos dados. Existem duas possibilidades. Armazenamento sem servidor local (On Premise) ou Cloud Server (nuvem de sua preferência).

4- Integração de outras áreas: Para situações onde a empresa necessita de áreas específicas integradas, essa demanda pode ser avaliada sob consulta. Exemplos: Contas a Pagar, Estoques, RH (indicadores de recursos e treinamentos), Compras, Contabilidade, Controles de Produção.

*Consulte-nos sobre os templates definidos.

Qual a diferença entre as licenças Standard e Entreprise?

No BI Movtech Stats, todas as licenças são Enterprise. Isso quer dizer que todos os usuários que tiverem acesso e permissão poderão: criar, editar e visualizar as consultas, Dashboards e consumir o conteúdo do BI, Analytics e Geo.

Já no caso de licenças standard, comuns nas ferramentas BI de mercado, o usuário não consegue criar e editar conteúdo, apenas visualizar.

Quais são os ERP’s que já possuem integrações prontas?

Devido aos anos de experiência e interações com empresas de diversos segmentos em nosso BI (nossos clientes), as principais ferramentas ERP do mercado brasileiro já foram integradas ao BI Movtech Stats. Alguns exemplos de ERP integrados ao Movtech Stats são: SAP B1, Sienge (o ERP da construção civil da Softplan), Sankhya, Sênior (Sapiens e Rubi de RH), ERP da linha Totvs (WinThor, Protheus, Logix, Datasul), Focco, Consistem.

Devido à flexibilidade de nossas soluções, temos condições de integrar qualquer banco de dados ou ERP. Consulte-nos para saber mais.

Como fazer a importação do Excel?

Para fazer a importação de dados de uma planilha eletrônica e criar consultas e Dashboards no BI Movtech Stats, basta possuir um arquivo com layout e formatação adequados. A importação é um processo muito simples e rápido.

Não é necessário ter conhecimento de bancos de dados ou de programação para realizar uma importação. Para ver como funciona, assista o vídeo:

Como funciona o agendamento da importação de dados?

Durante a implantação, onde serão definidas as origens de dados nossa equipe de analistas configura com você (de acordo com cada área integrada, e a necessidade de atualização dos dados), o tempo de sincronização. Este tempo pode ser definido por área/módulo do seu ERP ou banco de dados.

Com nossa experiência sabemos, que dependendo da quantidade de dados, existem importações que podem ser atualizadas minuto a minuto, online, e outras podem ser com intervalos maiores como horas ou dias.

Posso aumentar o número de usuários sem mudar de plano?

No Plano Stats Cloud é de uso individual, ou seja, o valor é por usuário.

Para os outros planos disponíveis, o número de usuários se refere aos “acessos simultâneos”. Quer dizer que sua empresa poderá ter quantas pessoas desejar cadastradas independente do plano. Sempre limitando a navegação à quantidade de acessos simultâneos.

Caso você desejar ter mais acessos simultâneos, é necessário entrar em contato conosco para solicitar e negociar outro plano.

Exemplo: Plano escolhido “Stats Cloud Corporate” – 10 usuários. Neste plano, sua empresa pode ter até 10 acessos simultâneos, mesmo que tenha 50 pessoas cadastradas no BI Movtech Stats.

O plano Stats Cloud, permite quantos usuários?

No Plano Stats Cloud é de uso individual, ou seja, o valor é por usuário.

Onde o BI Movtech Stats fica hospedado?

Durante o período de “Teste Grátis”, os dados de cada usuário ficam armazenados na nuvem Microsoft Azure. Após este período, os dados são excluídos automaticamente nos casos de não contratação de um plano.

Quando é feita a contratação do plano Stats Cloud, o usuário continua utilizando o serviço em nuvem. No caso de opção da empresa por outro plano, o modelo de hospedagem será definido antes da implantação.

Como funciona a atualização do sistema?

Atualmente as atualizações são executadas pela equipe Movtech. Os releases são liberados de acordo com as melhorias desenvolvidas. Estas atualizações estão contempladas no valor da mensalidade.

As atualizações para quem utiliza a hospedagem Movtech nuvem, Microsoft Azure são automáticas.

Clientes que utilizam hospedagem local, podem consultar ou solicitar através de contato com nosso suporte ou e-mail.

As atualizações de versões do BI Movtech Stats englobam todos os planos disponíveis.

Quantos Dashboards eu posso montar com o BI Movtech Stats?

Não existe uma quantidade limite de consultas, visões ou dashboards. A criação e edição é livre para todos os usuários. Nossa solução possui uma interface extremamente intuitiva que permite em poucos cliques a elaboração de painéis dinâmicos para sua análise dos dados.

Nós garantimos sua autonomia, pois utilizar o BI Movtech Stats é muito fácil. Você não precisa depender da Movtech, nem de layouts prontos, nem mesmo de consultorias e intermináveis horas de serviços para criar seus gráficos.

O que é Analytics?

Nossa solução Movtech Stats, possui além do Dashboard, uma ferramenta para Business Analytics e também uma ferramenta de Geo Analytics.

Conceitualmente o Business Analytics ou Data Analytics é o processo de analisar informações (dados) com um objetivo específico. Ou seja, Analytics é o uso aplicado de dados, análises e raciocínio sistemático para que em seguida haja um processo de tomada de decisão mais eficiente.

Esta análise pode ser executada de maneira individual, contudo, dependendo da complexidade das questões e dos dados disponíveis (por exemplo, em instituições e empresas) ela é feita de forma colaborativa com diversos indivíduos atuando em papéis diferentes ao longo de cada etapa.

Utilizar um Business Analytics está diretamente ligado com a possibilidade de melhorar o desempenho de uma empresa ou negócio. Conhecer e compreender o que está acontecendo em cada área de negócio e cada um dos seus departamentos.

No Movtech Stats, os Dashboards estão integrados ao Analytics, o que garante ainda mais flexibilidade para sua análise de dados.

Como funciona o suporte em cada um dos planos?

Para o plano Stats Cloud (usuário individual), não é disponibilizado suporte online. No entanto podem ser realizadas consultas via e-mail em suporte@movtech.inf.br.

Para todas as outras opções de planos, o valor de mensalidade já contempla o suporte Movtech. O atendimento padrão é de seg – sex das 08 às 18 horas (horário de Brasília).

Condições especiais de suporte podem ser avaliadas.

Como funciona a extração de dados via Planilhas do Excel? É possível agendar importação?

A importação de dados a partir do Excel é bastante simples. Existem duas maneiras: manual e extração automática. 

Basta formatar o arquivo da planilha eletrônica e em seguida, através do importador realizar a importação, de modo que:

1-Manual: A maneira manual permitirá o upload de arquivos ilimitados, sempre sobrescrevendo informações que forem iguais. (Stats Cloud).

2- Extrator: Temos condições de configurar um extrator de dados: a partir de um repositório padrão, com planilhas padronizadas, para realização de agendamento das importações. Neste caso, não pode haver alterações de destino de pasta ou nomes de arquivo para não perder as referências criadas. (Consulte-nos sobre esta disponibilidade para implantação nos demais planos).

Por quanto tempo posso utilizar o meu “Teste Grátis”?

Atualmente, o período de teste grátis tem duração de 15 dias. Após este período, caso o usuário não opte por um plano, os dados do teste serão apagados. Caso seja feita contratação de um plano, os dados poderão ser integrados à base oficial ou zerados para que a implantação comece com a base de dados vazia.

Quais segmentos tem aplicação? Ou que tipo de informação posso integrar?

Temos clientes de segmentos diversificados, em todas as áreas de negócio. Uma grande parte de nossos clientes que já utilizam o Business Intelligence Movtech são da indústria e distribuidores. Isso comprova a eficiência de nosso BI para indústria e segmento de distribuição. Já temos clientes do BI Movtech em segmentos como: fabricantes de autopeças, máquinas e equipamentos, indústria química, indústria de alimentos, frigorífico, distribuidora farmacêutica, distribuidores de medicamentos, indústrias têxteis, indústria metalúrgica, distribuidoras de alimentos, construção civil, serviços jurídicos, consultoria financeira, serviços de segurança e limpeza, redes de ensino (escolas e centros de educação), etc. A análise de dados do BI Movtech pode ser aplicada a qualquer segmento. 

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Perguntas frequentes referentes ao Movtech Budget

Como funciona a implantação do Movtech Budget – Planejamento Orçamentário?

A implantação pode ser feita remota ou presencial, de acordo com a negociação/necessidade de sua empresa. Existe um cronograma de atividades que é organizado pela equipe técnica junto a sua empresa após fechamento do contrato. Esse cronograma contempla atividades técnicas, atividades de negócio e treinamentos.

Quais são os modelos orçamentários atendidos pelo Movtech Budget?

Orçamento Estático, Orçamento Flexível, Orçamento Revisado (Forecast), Orçamento Base Zero, Orçamento Base Histórico, Orçamento Matricial, Orçamento Colaborativo (Descentralizado).

No software de planejamento orçamentário Budget é possível fazer integração com meu RH?

Sim. O Movtech Budget tem a possibilidade de integrar vários sistemas. Por exemplo: se sua empresa possui um sistema de RH, outro sistema contábil e um terceiro sistema para o comercial, é possível integrar as três origens para criar sua visão orçamentária.

Como importar as informações de minha movimentação Contábil/Financeira para o Budget?

As importações são viabilizadas pela nossa equipe técnica de implantação. E para alguns ERP’s estão previamente preparadas.

O Budget gera o meu Fluxo de Caixa?

Sim, gera. Mas o planejamento orçamentário gera o fluxo de caixa de ‘longo prazo’ e permite a comparação do fluxo de caixa com o realizado.

É possível incluir meu histórico orçamentário, ou meu orçamento em planilha?

Sim, é possível. Desde que as informações estejam organizadas em tabelas.

Consulte-nos sob demandas específicas.

Quanto ao número de acessos ou número de usuários, como funciona a licença?

Este produto não possui limite de usuários. Ou seja, você poderá liberar para quantos usuários forem necessários para realizar sua gestão orçamentária de maneira colaborativa.

Onde o sistema orçamentário fica hospedado?

O Movtech Budget pode ser instalado em estrutura de servidor local (On Premise) ou em nuvem. De acordo com a preferência de sua empresa, para hospedagem nuvem escolhida será necessária análise de requisitos de espaço e processamento.

Como funciona a atualização do sistema?

Atualmente as atualizações são executadas pela equipe Movtech. Os releases são liberados de acordo com as melhorias desenvolvidas. Estas atualizações estão contempladas no valor da mensalidade.

É possível consultar ou solicitar informações através de contato com nosso suporte por telefone ou e-mail.

Quantos aos indicadores e Dashboards, eu posso montar com o BI Movtech Stats?

Ao adquirir o Movtech Budget você receberá o BI Movtech Stats automaticamente.

Em relação aos Demonstrativos de Orçamentários e relatórios, como o Budget apresenta as informações?

Essas informações poderão ser analisadas diretamente no BI Movtech Stats ou mesmo na consulta de demonstrativos orçamentários do próprio Budget. Nele você terá indicadores Orçado X Realizado como: DRE, Balanço, EBITDA, Liquidez entre outros.

Consigo comparar o projetado X realizado no planejamento Orçamentário?

Sim, você consegue comparar projetado X realizado X realizado (período anterior) e projetado 1 X projetado 2 X realizado. Isso porque o Budget é orientado à cenários, então você pode comparar o realizado X os cenários desejados.

Como montar o Organograma?

O Organograma orçamentário existe para definir responsáveis para os centros de custos dentro de sua organização. Em muitos casos, ele é um espelho do Organograma institucional. Por exemplo: a diretoria enxerga as informações de todas as áreas; o gerente comercial enxerga as informações das áreas abaixo de sua responsabilidade, o responsável por marketing enxerga somente os centros de custos vinculados ao marketing.

Isto é definido no início da implantação com todo suporte de nossa equipe técnica.






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