Criar Dashboards

Veja neste material de apoio como é rápido e fácil criar os seus painéis de indicadores no BI Movtech.

Atenção: as informações contidas neste material de documentação são relacionadas à versão 4.0 do BI Movtech Stats. A ferramenta está em constante evolução e atualizações. Para acompanhar as novas atualizações (por exemplo da versão 5.0) acesse o  Blog Movtech Stats .

Passo-a-passo, crie seu dashboard em minutos

Nós simplificamos os procedimentos para a criação de um painel dashboard dando à ferramenta de BI muito mais dinamismo e acessibilidade. 

Com o BI da Movtech, existirá a dependência de consultorias nem de layouts/templates engessados. Abaixo você verá um tutorial de uma ferramenta BI que entrega autonomia de criação e disponibilidade de informações para você e sua empresa.

Ao chegar aqui nesta etapa, considere que os seus dados já estão importados no BI.

Interface amigável, altere os templates, filtros e a 
visualização facilmente

É possível editar os layouts de seus painéis com muita facilidade e agilidade, sem necessidade de alterações em código-fonte ou banco de dados. A aplicação de filtros no BI Movtech é feita de forma dinâmica e fluida.


Para maiores informações veja abaixo.

Seus painéis, visões e consultas centralizados compartilhados com sua equipe

Compartilhe as visões com quem desejar, com facilidade e com a segurança de que os dados são assertivos.

No BI da Movtech, além das opções de visualização de relatórios e Dashboards, é possível utilizar via aplicativos Android e iOS e ainda programar o envio automático de relatórios via e-mail.

Veja mais detalhes a seguir.

Criar um painel dashboard

Considerando que você e sua empresa já possuem as fontes de dados configuradas e importadas na ferramenta de BI, em alguns simples passos veja como criar seus painéis de indicadores.

Em relação a interface de navegação no BI da Movtech, os painéis Dashboards já salvos ficam disponíveis para visualização (de acordo com as permissões) sendo exibidos em grupos ou individualmente, conforme imagens abaixo:

ao acessar no Menu a opção de Dashboard você verá a seguinte tela:

Tela de acesso aos Dashboard salvos na interface do BI, painéis salvos em “Grupos”
Tela com visões agrupadas e visões individuais no menu Dashboard

A seguir, o passo a passo para criação de um Dashboard, utilizando o Wizard de criação do BI Movtech Stats, com uma fonte de dados já importada (de origem ERP, banco de dados ou planilhas do Excel).

Passo 1: Selecione o botão para “Criar uma consulta” ou “Definir Visão”:

Tela do menu Dashboard, com opção de criação de Dashboard

Passo 2: Na tela de criação de seu novo Dashboard, insira as informações de acordo com os seguintes campos:

2.1 – Digite uma descrição ou nome para o seu painel Dashboard;

2.2 – Escolha uma pasta ou “Grupo” para que seu novo painel: Os grupos auxiliam na organização da tela de acesso aos seus painéis. Ou seja, na interface do BI, como você quer que seu Dashboard seja localizado (em grupo ou individual). Para criar um novo Grupo, basta digitar o nome de grupo desejado. Se opção for mantida em “nenhum”, seu novo Dashboard será exibido individualmente na tela “Minhas Visões” conforme exemplificado nas imagens anteriores.

2.3 – Selecione um modelo: seleciona o layout de partida para o seu painel. Neste caso há alguns modelos disponíveis que depois da criação do Dashboard são flexíveis. Ou seja, você escolhe o modelo de partida, mas ele não é fixo, podendo ser alterado diretamente na tela de exibição do seu painel.

2.4 – Selecione uma imagem (miniatura) para seu Dashboard: ao clicar nesta opção, você poderá carregar uma imagem de miniatura ou ícone, que será exibida na tela de “Minhas visões” com o seu painel. Esta miniatura é livre e você pode escolher, por exemplo, de acordo com a informação do painel, ou com a identidade visual de sua empresa;

2.5 – Habilitar “Modo Escuro” e “Rolagem”: São duas opções para alterar a forma de visualização de seu painel. Se optar pelo Modo Escuro, visualmente o plano de fundo será alterado para escuro (conceito bastante utilizado para apresentações e exibição em monitores e TVs). Se habilitar a Rolagem, o painel poderá conter “n” objetos gráficos, quantos você e sua empresa acharem interessante.

2.6 – Salvar: Após realizar essas configurações básicas, clique em “Salvar” para gravar seu novo painel Dashboard.

Passo 3: Depois de ter salvo as informações básicas de seu painel, vamos começar a inserção de dados nos objetos gráficos.

3.1 – Em caso de ter optado por exibição do Modo Escuro, o painel estará em modo de exibição, então será necessário alterar para o modo claro para começar a edição (conforme imagem abaixo):

Painel Dashboard do BI Movtech no modo escuro

3.2 – Depois de ter criado seu painel e estiver visualizando em “modo claro”, certifique-se de que o período do painel, está relacionada de acordo com os períodos de seus dados importados. Por padrão, o BI Movtech Stats define sempre o período do mês atual:

Painel Dashboard, modo claro: definição de período
Seleção de período: Anual, Mensal, Diário, Manual

Passo 4: Editar o objeto gráfico e utilizar o Wizard:

4.1 – Clique no ícone de engrenagem do objeto desejado para realizar a inclusão dos seus dados no gráfico:

Acesso à edição do objeto gráfico no painel Dashboard

4.2 – Tela de edição do Objeto gráfico: utilizaremos a função Wizard, que permite de modo simples e rápido a criação de um gráfico com um passo-a-passo.

Selecione o botão Wizard:

Tela de edição do objeto gráfico, seleção do Wizard

4.3 – Passo-a-passo do Wizard para criação do objeto. A sequencia é feita, de acordo com as seguintes descrições:

1- Selecionar o tipo de objeto, ou tipo de gráfico que deseja utilizar no painel;

2- Selecione o tipo de informações ou a Fonte de Dados. É aqui que aparecem as suas importações, de acordo com os nomes inseridos.
 
3- Selecione a variável de Exibição que deseja vincular ao seu gráfico. Aqui aparecem os campos de exibição importados na fonte de dados escolhida do passo 2, que normalmente são de texto. Exemplos: nome cliente, nome produto, cidade, estado, país, cod pedido, cod cliente, etc. Pode ser mais de uma, dependendo do tipo de gráfico e propósito de sua análise.

4- Selecione a variável de Valores que deseja vincular ao seu gráfico. Pode ser mais de uma, dependendo do propósito de sua análise. Aqui aparecerão os campos importados conforme sua fonte de dados. Exemplos: quantidade, valor monetário, valor de faturamento/venda, preço, custo, meta, etc.
 
5- Nome e Limite de Registros: Nome será a descrição de seu objeto gráfico. Limite de Registros será o “range”, faixa ou leque de abertura de seu gráfico. Por exemplo, para um gráfico de colunas, com nome “Principais Clientes” e Limite 10, o BI exibirá 10 colunas. Em termos de faturamento, serão ordenados os 10 maiores clientes automaticamente.

6- Aplicação de Filtros fixos” no objeto gráfico: serve para que o gráfico do objeto editado, já seja carregado com filtro aplicado. Este passo é Opcional.

7- Finalize a criação do gráfico, com a opção Salvar.

Wizard Passo 1, seleção de gráfico
Wizard Passo 2, seleção da fonte de dados ou informações
Wizard Passo 3, dados de Exibição. Normalmente são informações de texto
Wizard Passo 4, seleção das variáveis de valor. Normalmente são informações numéricas
Wizard Passo 5, configurações
Wizard Passo 6, definição de filtros fixos (opcional)
Wizard Passo 7, salvar o gráfico no painel

Passo 5: Funções de edição do objeto no painel Dashboard.

Após a criação do primeiro objeto gráfico, para os seus outros gráficos, você pode optar em realizar a utilização do Wizard para cada um ou utilizar a função de Cópia do objeto.
De acordo com a quantidade de objetos escolhida no layout do painel (passo 2.3), você poderá replicar a mesma informação e editar as variáveis para os objetos desejados.


Existem as seguintes opções do objeto, na tela do painel Dashboard:

1- Opção de cópia/replicar o objeto:
ao escolher, selecione o destino de sua cópia de objeto gráfico.

2- Visualizar SQL:
abre uma janela com a visualização do script SQL que está sendo executado no objeto.

3- Editar o objeto:
conforme os passos anteriormente vistos.

4- Expandir o objeto
: para fins de exibição e apresentação em reuniões, cada um dos objetos pode ser maximizado individualmente.

Funções do objeto no painel Dashboard
Cópia do objeto no painel Dashboard
Script SQL do objeto criado
Gráfico maximizado
Painel com gráficos replicados

Passo 6: Editando objetos, a partir de variáveis

Logo em seguida, tendo executado a cópia dos objetos, ou a criação dos mesmos a partir do Wizard, as alterações de tipo de gráfico, ou de variáveis podem ser feitas em cada objeto. A partir da “engrenagem” de edição do próprio objeto.

Clique na engrenagem do objeto que deseja editar, acesse a área de edição do objeto gráfico. Após clicar na “Engrenagem“, será exibido:

1- Aba de informações gerais do Objeto;

2- Campo que será o Nome do seu gráfico, ou seja, o título que aparecerá na área gráfica;

3- O título do objeto, é sempre exibido no cabeçalho do “card” na tela do painel. O título é visível apenas no modo claro, em modo escuro ele será ocultado.

4- Tipo de objeto, ou como visto antes no Wizard, o tipo de gráfico.

5- Limite de registros, ou seja, a faixa, ou leque de abertura de seu gráfico. Exemplo: para um gráfico de coluna ou pizza (Cliente X Valor), se o limite for 10, serão exibidas os 10 maiores clientes. Lembrando sempre que a ordenação pode ser alterada diretamente nas variáveis, dentro da aba Itens (ver abaixo).

6- De acordo com a faixa, limite de registros, a opção “Outros” exibe a totalização do que não ficou dentro da faixa.

Tela de edição do objeto gráfico

A seguir, a aba de propriedades do objeto.

1- Opção de exibição ou não dos rótulos no gráfico. Por exemplo, para um gráfico Coluna de Clientes X Valor, é exibido o valor de cada cliente na coluna;

2- Quando são aplicadas variáveis de Valor, com grandezas diferentes (exemplo valor e quantidade), pode ser necessário um ajuste de escala Log para melhor visualização do gráfico;

3- Posicionamento dos rótulos;

4- Define o ângulo de rotação dos rótulos;

5- Formato de exibição do eixo Y, por exemplo, pode ser utilizado para otimizar a utilização de espaço dos valores exibidos;

6- Quantidade de caracteres exibidos de acordo com as variáveis selecionadas. Por exemplo, a informação Nome de Cliente ou de Produto, pode ser muito extensa para exibição no painel Dashboard. Neste sentido, você pode adaptar a extensão deste nome para melhor visualização.

Obs.: as outras funções presentes nesta tela, são todas de ajustes para visualização, podendo ser exploradas pelo usuário.

Tela de edição das propriedades de exibição de um gráfico

Na aba itens, é onde ficam as variáveis inseridas em nosso gráfico. Sendo assim, é aqui que podemos incluir novas variáveis a partir de nossas fontes de dados. Também é aqui, que variáveis podem ser trocadas ou podemos adicionar fórmulas e scripts do SQL para ajustar e criar novas variáveis. Para ter uma lista com os principais comandos SQL utilizáveis no BI, entre em contato com nosso suporte.

Veja abaixo as opções da Aba Itens no  print de tela:

1- Adicionar uma nova variável ao objeto. Abre uma tela de seleção onde é possível buscar suas fontes de dados e as variáveis a ela vinculadas. Note que, para poder consumir dados de fontes diferentes em um mesmo gráfico, é necessário ter criado o vínculo entre as bases de dados e ter permissão para acessar as demais fontes de dados;

2- Opção de edição da variável selecionada. Abre a janela de formatação da variável em questão: aqui é possível definir Ordem de Exibição, Sequência de Ordenação, Formato, cores de exibição e pré-fixar períodos (no caso de variáveis de valor). Também é possível definir se a variável é visível ou não.
Dentro da edição de variável, também é possível definir se a variável é de Valor ou Exibição. E definir o tipo de coluna entre: Padrão, Meta, Campo SQL ou fórmula SQL;

3- Excluir uma variável da lista. A variável deixará de existir no objeto gráfico (ação não poderá ser revertida);

4- Copiar ou replicar uma variável. Esta função auxiliar na criação de muitas variáveis, quando se tem similaridades.

5- Atalhos para ajustar a Ordem de Exibição. De acordo com as setas para cima e para baixo, ordene as variáveis sendo as da parte superior da lista as que terão a prioridade de exibição no objeto gráfico.

Abaixo seguem algumas telas de exemplo da edição de uma variável para o painel, com a alteração do tipo de gráfico em seguida:

Tela de edição de Objeto, aba de itens/variáveis
Tela de edição de variável de Exibição
Tela de exemplo, selecionando nova variável
Edição da variável de valor
Edição de períodos para exibição, formato e visibilidade
Edição do objeto, selecionando outro tipo de gráfico para o Dashboard
Dashboard com os 4 objetos modificados, variáveis diferentes

Veja no vídeo de exemplo abaixo, a criação de um painel Dashboard em poucos minutos no BI da Movtech. A partir de uma fonte de dados já conectada, você poderá criar infinitos Dashboards para suas análises.

Layout, formatação, filtros

O layout de visualização de seu painel Dashboard no BI Movtech pode ser alterado a qualquer tempo, por qualquer usuário que tiver permissão para modificar e salvar.

Não é necessária nenhuma alteração nas fontes de dados, bancos de dados ou sequer programação para montar sua visão e deixar o layout de acordo com sua preferência.

Para editar a posição ou o tamanho dos objetos gráficos, basta clicar no ícone de edição (o “lápis”) no menu superior direito:

Edição do tamanho e posição dos objetos gráficos no Dashboard
Para editar o objeto, basta selecionar uma das arestas, ou mover o card inteiro
Exemplo de alteração do tamanho do objeto no painel Dashboard

Se você optar por habilitar o modo “Rolagem” no Dashboard, os objetos ficarão maiores e será habilitada a barra na lateral direita. Lembrando que para edição o painel deverá sempre estar em modo claro.

Para editar as definições básicas de seu Dashboard, você pode acessar a tela “Minhas visões” e clicar no ícone de engrenagem do card:

Tela de “minhas visões” para editar o painel Dashboard
Tela de edição geral do Dashboard, após alterar clique em “Salvar”
Painel Dashboard com rolagem habilitada BI Movtech Stats

A aplicação de Filtros no painel Dashboard do BI Movtech Stats, pode ser feita de quatro (04) maneiras diferentes. Filtro dinâmico sobre um objeto, Filtro no painel a partir das variáveis da fonte de dados, Filtro geral no Dashboard a partir da edição geral, Filtro exclusivo para um objeto gráfico.

Os filtros podem ser fixos ou dinâmicos, dependendo de sua necessidade e aplicação.

1- Filtro dinâmico sobre um objeto no painel Dashboard: ao selecionar qualquer objeto (passando o cursor do mouse sobre ele), clique em uma variável (pode ser uma coluna, campo, fatia do gráfico, etc.). Será aberta uma lista de opções, onde a primeira é o Filtro.
Se os outros objetos do mesmo painel, estiverem vinculados à mesma fonte de dados o filtro será aplicado também em todos os outros objetos:

Seleção de objeto, variável e aplicação de filtro dinâmico no painel
Filtro aplicado no objeto, refletindo em alterações nos outros gráficos
Você pode optar por marcar outras opções, todas ou remover o filtro
Se desejar, ao clicar no objeto novamente, é possível “Limpar os Filtros”

O segundo exemplo de filtro, é fixo, e quando salvo se aplicará à todos os objetos do painel que contiverem informações da mesma fonte de dados

2- Filtro no painel a partir das variáveis da fonte de dados: a opção de filtro no menu superior ao lado direito, além de configuração do período, permite a aplicação de filtros de variáveis, a partir da seleção das fontes de dados disponíveis (de acordo com as permissões de cada usuário):

Seleção de filtro no painel, a partir das opções do menu
Escolha da fonte de dados e check das variáveis para o Filtro

3- Filtro geral no painel Dashboard, a partir da edição geral: nesta opção de filtro, ao executar a seleção das variáveis e salvar no Dashboard, o filtro será estabelecido como fixo na parte superior de seu painel:

Adição de filtro a partir da edição geral do Dashboard
Seleção de filtros, adição de filtros manualmente
Após adicionar os filtros, exibição no painel

4- Filtro exclusivo para um objeto gráfico: nesta opção de filtro, você pode adicionar um filtro específico sobre um objeto gráfico e deixá-lo fixo. Isso também se aplica a filtros de período específicos para um objeto gráfico. Em outras palavras, se o seu painel Dashboard está exibindo informações gerais de “Faturamento” por exemplo, do mês atual, no filtro específico de um objeto você pode definir um período diferente e também uma variável específica.

Para começar, acesse a tela de edição do objeto, através do painel Dashboard, modo claro, clique na engrenagem do objeto que deseja incluir o filtro:

Tela de edição do objeto, inclusão de filtro
Adição do filtro, com a fonte de dados, tipo de dado, operação
Filtro específico adicionado ao objeto
Painel Dashboard, com o filtro exclusivo no objeto
Tela de edição de variável Valor, na edição específica de um objeto gráfico

Configurar níveis/camadas e detalhar no Analytics

Ainda dentro do contexto de filtros e exibição de seu painel Dashboard, o BI Movtech disponibiliza duas funções muito interessantes para sua análise de dados.

É possível configurar o Drill down de informação, ou seja, níveis ou camadas de informação. Isso significa que, como resultado, você e sua empresa poderão navegar nas camadas de informação e chegar ao nível mais analítico possível através do Drill down.
Com essa configuração o BI cria uma estrutura de hierarquia e filtra os dados de acordo com a ordem de níveis adicionados no objeto gráfico.

Veja nas imagens abaixo como configurar os níveis ou camadas de informação e realizar o Drill down:

Selecione o objeto para configurar os níveis de informação
Na edição de objeto, acesse a aba de Níveis
Após a seleção da fonte de dados, selecione os campos para o Drill Down
Após salvar o objeto, clique sobre o gráfico e realize a ação “Avançar”
Nível definido, avanço de camadas de informação, de UF para Cidade (exemplo)

Exibir e compartilhar seu painel Dashboard

A exibição dos seus painéis no BI da Movtech pode ser feita a partir de qualquer navegador, qualquer computador (Windows, Mac, etc), SmartTVs com compatibilidade de navegador, smartphones (via navegador responsivo ou APP). Para as SmartTV, desde que haja disponibilidade de acesso ao navegador.

Para smartphones, é possível acessar os mesmos painéis criados no computador, de acordo com as permissões de cada usuário. Sobre o aplicativo Android e iOS do BI Movtech Stats, será abordado em outro conteúdo.

Existem alguns recursos que facilitam a exibição do painel Dashboard, como por exemplo: tela cheia (nativo do BI), slide show (extensão do navegador de internet). Veja os exemplos abaixo:

Dashboard com a opção tela cheia
Extensão do navegador permite slide show com tempo de troca e URLs configuradas

A exibição dos Dashboards no navegador do smartphone ou tablet é bem flexível e acaba tornando o acesso aos dados ainda mais disponível. As funcionalidades de filtros e de exibição são preservadas nos dispositivos móveis. Isso significa que você e sua empresa terão acesso à qualquer painel Dashboard criado no ambiente web em seus dispositivos móveis (de acordo com as permissões).

Para compartilhar seu painel Dashboard:

É necessário ter previamente cadastrados os usuários ou Grupos de sua empresa. Para saber mais sobre isso, acesse o tópico que diz respeito à permissões e criação de usuários.

Em seguida, a liberação de painéis para pessoas ou grupos é bastante simples. Basta acessar o menu “Minhas Visões” e selecionar o painel que deseja compartilhar no ícone de “engrenagem” que fica no canto superior direito de cada card:

Edição do Dashboard para compartilhamento
1- Aba de liberação para Usuários. 2- Liberação para Grupos.
Caixa de seleção e opção de Cadeado aberto/fechado

Comece agora! Solicite seu acesso.

Preencha os dados do formulário abaixo e receba seu login do teste grátis em minutos.






Movtech Systems LTDA

Entre em contato conosco, estamos aqui para te ajudar a encontrar o melhor software para sua empresa.

Visite-nos!

Jaraguá do Sul, Santa Catarina,

Brasil

(47) 3273-1718

comercial@movtech.inf.br