Conectar meus dados ao BI

Abaixo você encontrará detalhes sobre os métodos para importar os seus dados e informações importantes de sua empresa para o BI da Movtech.

Atenção: as informações contidas neste material de documentação são relacionadas à versão 4.0 do BI Movtech Stats. A ferramenta está em constante evolução e atualizações. Para acompanhar as novas atualizações (por exemplo da versão 5.0) acesse o  Blog Movtech Stats . 

A centralização da informação através dos métodos de integração e importação.

Trazer suas informações para o BI da Movtech depende em grande parte da disponibilidade das informações em seus softwares de origem. Já executamos inúmeros projetos com integrações que vão desde conexão de leitura direta no banco de dados (string de conexão), integração via web services e API, integração à planilhas eletrônicas.
Quando as extrações são executadas pela equipe Movtech, durante a implantação por padrão é criada uma base replicada das informações para o BI.
O software BI Movtech Stats tem dentro de suas configurações, em background um ETL e Data Warehouse para estruturação das importações.
Nosso importador é reconhecido pelo excelente desempenho e unicidade de informações em todos os nossos clientes.

Como seus dados serão atualizados no BI

Nosso importador de dados, dentro das configurações do BI contem uma área específica para definição dos períodos de sincronização por fonte de dados.

Para cada uma das fontes de dados, podemos classificar as tabelas como “tipos de dados” e cada um destes tipos de dados poderá possuir um tempo de atualização diferente. Isso quer dizer que você pode ter as informações de Faturamento atualizadas a cada 5 minutos e as informações do Saldo de Estoques a cada 1 hora, por exemplo.

A taxa de sincronização ou períodos de atualização são configurados de acordo com as preferências da empresa ou por áreas de negócio. Observando-se sempre o tamanho da base de dados e a quantidade de informações versus capacidade absorvida pela infraestrutura utilizada.

Importe dados de suas planilhas de forma rápida sem complicações.

Uma das maneiras mais simples e eficientes de conectar dados de relatórios oriundos de outros sistemas ou informações que sua empresa não possui no ERP, é através da importação de planilhas para o BI.

Além de uma interface simplificada para a importação, essa funcionalidade do BI Movtech permite utilização no teste gratuito e mais: qualquer pessoa tem condições de formatar, importar, criar dashboards e consultas. Sem depender de conhecimentos com bancos de dados ou mesmo programação. Em poucos minutos e poucos cliques, uma lista de dados do Excel se transforma em um painel dinâmico, intuitivo e interativo.

A importação de planilhas dá autonomia para todos os níveis de usuários terem o primeiro contato com uma ferramenta de BI. Podendo criar seus painéis com dashboards disponíveis em ambiente web e mobile. Você e sua empresa não precisam mais gastar horas e horas no arquivo Excel para preparar as reuniões de objetivos e resultados.

Quais são as formas de conectar dados?

O BI da Movtech permite a conexão com várias fontes de dados. Podendo ser integrado por meio de conexão de leitura direta no banco de dados do ERP (string de conexão), integração via web services e API, ou integração à planilhas eletrônicas. Nosso importador permite as configurações necessárias para a realização das atualizações automáticas de dados (sincronização) e a gestão dos tipos de dados e bases de dados integradas ao BI.

Algumas telas de exemplo do importador do BI Movtech Stats:

Tela do cadastro de importações, configurando o tipo de dados e fonte de dados
Tela do importador com campos extraídos de uma base de dados
Tela de log de importações
Tela de exemplo em “Importações”. Cada uma das linhas representa uma fonte de Dados sincronizada com o BI

Fontes de dados e sincronização

Conforme mencionado no resumo do menu acima, nosso importador permite que:

– Para cada uma das fontes de dados, podemos classificar as tabelas como “tipos de dados” e cada um destes tipos de dados poderá possuir um tempo de atualização diferente. Isso quer dizer que você pode ter as informações de Faturamento atualizadas a cada 5 minutos e as informações do Saldo de Estoques a cada 1 hora, por exemplo.
A taxa de sincronização ou períodos de atualização são configurados de acordo com as preferências da empresa ou por áreas de negócio. Observando-se sempre o tamanho da base de dados e a quantidade de informações versus capacidade absorvida pela infraestrutura utilizada.


– Você e sua equipe de T.I. possam monitorar o histórico de sincronizações dos dados.

– Desde que seu banco de dados possua ‘chave de alteração’ em seus registros, é possível importar de forma incremental. Você também pode optar por importar períodos que antecedem ao período atual, para obter dados de possíveis alterações (o que pode ser comum em alterações de faturamento, tributações, etc.).

Infográfico exemplificando a conexão de várias fontes de dados ao BI da Movtech

Conectar o BI à planilhas eletrônicas (Excel)

Conforme mencionamos no resumo acima, além de uma interface simplificada para a importação, essa funcionalidade do BI Movtech permite utilização no teste gratuito e mais: qualquer pessoa tem conhecimento básico em planilhas tem condições de formatar, importar, criar Dashboards e consultas.

Sem depender de conhecimentos com bancos de dados ou mesmo programação. Em poucos minutos e poucos cliques, uma lista de dados do Excel se transforma em um painel dinâmico, intuitivo e interativo.
A importação de planilhas dá autonomia para qualquer usuário iniciante ter o primeiro contato com uma ferramenta de BI. Podendo criar seus painéis com Dashboards disponíveis em ambiente web e mobile. Você e sua empresa não precisam mais gastar horas e horas no arquivo do Excel para preparar as reuniões de objetivos e resultados.

Para executar a importação de uma planilha eletrônica para o BI da Movtech, recomendamos uma pré-formatação dentro do software de edição de planilhas. Podendo ser o MS Excel, LibreOffice, BrOffice ou outros. Atualmente os formatos de arquivos suportados são: *.XLSX, *.XLSM, *.CSV (separado por ponto-e-vírgula), *.XLS, *.ZIP (quando o arquivo exceder 10MB).

Caso você não possua um modelo de arquivo ou relatório de informações extraído de um ERP, poderá fazer o download e começar utilizando os arquivos de exemplo disponibilizados abaixo:

Importante: caso necessário, implemente ou remova colunas de acordo com suas preferências de dados.

Exemplo planilha de Faturamento – 
fazer download .

Exemplo planilha de Compras – 
fazer download .

Exemplo planilha de Saldo de Estoques – 
fazer download .

Exemplo de planilha CRM – 
fazer download .

Exemplo de planilha Contas a Pagar – 
fazer download .

Exemplo de planilha Contas a Receber – 
fazer download .


Para realização da pré-formatação inicial, recomendamos os passos a seguir:

1 – Crie sempre uma coluna de Data (período), para que os registros de suas informações possam ser filtrados e selecionáveis dentro do BI. Faça a pré-formatação desta coluna de data com o “tipo” de formatação adequada para sua planilha:

Imagem com arquivo exemplo no Excel, coluna DataEmissao configurada como formato “Data”.

2 – Certifique-se de que as suas informações estão corretas e preencha os dados na planilha. Note que as colunas de nossos arquivos exemplo e da imagem abaixo são apenas sugestões, você pode alterar de acordo com dados de sua empresa. Faça a pré-formatação dos dados “texto” com a formatação adequada no Excel:

Pré-formatação dos campos do tipo texto

3 – Em relação às colunas com dados numéricos, também realize a pré-formatação de acordo com o tipo de formatação adequada no Excel. Essa formatação irá garantir que no momento de importação para o BI, os dados sejam reconhecidos de acordo com as características:

Pré-formatação dos campos do tipo número

4 – Informações como valor monetário, também podem ser configuradas de acordo com a formatação adequada dentro do próprio software de edição de planilhas:

Pré-formatação de campos do tipo valor monetário

5 – As colunas que contem informações texto e número, porém irão ser utilizadas para filtros ou classificação, podem ser configuradas com a formatação geral. Como, por exemplo: Código do Pedido, Código do Cliente, Código do Representante, etc. (Conforme arquivo de exemplo e imagem abaixo):

Campos alfanuméricos que serão utilizados com a formatação geral

Após a preparação de seu arquivo, que será a fonte de dados para a importação, acesse o BI Movtech Stats e faça seu login.

Caso ainda não tenha solicitado os dados de acesso, solicite agora mesmo o teste grátis . Em seguida, ao receber seus dados acesso a URL:  https://statsdemo.movtech.inf.br

Logo após executar seu Login, acessa a opção de Importação de Planilhas:

Tela de Importação de Planilhas do BI Movtech

Após acessar o menu de Importação de Planilhas, podem ser seguidos os passos:

1 – Localizar a planilha no computador local;

2 – Escolher a “aba” ou “planilha” que será importada;

3 – Editar a Descrição, de acordo com o desejado. Este “nome” será o nome desta “base de dados” dentro do BI Movtech.


As duas áreas abaixo dos campos onde selecionamos o arquivo Excel são, respectivamente: área de exibição do preview da planilha e área para confirmação da formatação dos campos:

Tela do importador de planilhas do BI, destaque para área de Preview

Em seguida, ao clicar em cada uma das colunas no preview ao lado esquerdo, o menu de confirmação de formatação é atualizado de acordo com o tipo de dados. Nesta etapa o BI da Movtech deverá reconhecer o tipo de formatação da coluna em seu arquivo Excel.

Existem 05 campos de confirmação da formatação na área ao lado direito, para cada uma das colunas que forem selecionadas:

Descrição: é o nome da coluna, ou seja, será o nome do campo dentro do BI.

Tipo de Coluna:
    Exibição:
colunas com informações que não serão somadas ou relacionadas à fórmulas. Normalmente dados de texto. Exemplos: cliente, estado, cidade, produto, representante, etc.
    Valor:
colunas que podem ser somadas ou receber aplicação de fórmulas. Exemplos: quantidade, valor monetário, peso, etc.

Coluna Vinculada:
permite cruzar informações de diferentes planilhas. Uma coluna vinculada cria uma relação de uma importação atual, com uma importação pré-existente desde que ambas possuam a mesma descrição.

Tipo de Dado: (Texto, Data, Numérico) serve para selecionar a formatação de acordo com os dados da coluna selecionada no preview.

Formato: de acordo com o Tipo de Coluna e Tipo de Dado selecionados, os formatos trazem alguma opções de personalização de exibição selecionáveis.

As duas áreas abaixo dos campos onde selecionamos o arquivo Excel são, respectivamente: área de exibição do preview da planilha e área para confirmação da formatação dos campos:

Em destaque na imagem, distinção entre colunas de Exibição e colunas de Valor
Seleção dos Tipos de Dado
Opções disponíveis no campo Formato

Depois de ter realizado as validações, a importação pode ser executada. Caso a importação tenha sido bem sucedida, a mensagem de sucesso será exibida em tela:

Ação no botão Importar
Mensagem exibida após a realização da importação

Veja abaixo um vídeo tutorial, que segue os passos da importação de planilhas para o BI da Movtech, conforme os procedimentos acima mencionados:

Referente à todas as suas importações de planilhas que serão efetuadas no BI Movtech Stats, é possível visualizar o Log/histórico de importações conforme o registro abaixo.

Nesta opção é exibida tanto a data e hora de criação, quanto data e hora de atualização de sua fonte de dado para o BI (planilhas eletrônicas neste caso).

Tela de exibição dos Logs de importação e atualização de planilhas

Para importações do mesmo arquivo de planilha eletrônica (do Excel por exemplo), com as mesmas colunas de informação:

– Ao realizar a importação, não será possível alterar as configurações do “Tipo de Coluna” e do “Tipo de Dado” uma vez que as informações já estarão criadas na base de dados do BI Movtech Stats;

– Ao clicar em Importar, será exibida a mensagem “Já existem dados importados“. Neste caso, você pode escolher entre “Excluir todos os registros” ou “Excluir um período” e assim realizar a importação cíclica de seus dados.

Comece agora! Solicite seu acesso.

Preencha os dados do formulário abaixo e receba seu login do teste grátis em minutos.






Movtech Systems LTDA

Entre em contato conosco, estamos aqui para te ajudar a encontrar o melhor software para sua empresa.

Visite-nos!

Jaraguá do Sul, Santa Catarina,

Brasil

(47) 3273-1718

comercial@movtech.inf.br